Gestão

Energética

Uma oportunidade para incrementar a competitividade e sustentabilidade da sua instalação.

Sistemas de gestão de energia

Implementação do SCGCIE, RGCE transportes, SCE edifícios, ISO 50001 sistema de gestão de energia, IPMVP protocolo de medição e verificação do desempenho energético.

Solução de engenharia que se adapta ao seu setor

  • Todas as instalações consumidoras intensivas de energia, com consumos superiores a 500 Tep (toneladas equivalentes de petróleo) / ano, são obrigadas a implementar o SGCIE – Sistema de Gestão de Consumos Intensivos de Energia (DL 71/2008). Ficam assim, obrigadas a realizar, periodicamente, auditorias energéticas que incidam sobre as condições de utilização de energia e promovam o aumento da eficiência energética, incluindo a utilização de fontes de energia renováveis.
  • Estão ainda obrigadas à elaboração e execução de Planos de Racionalização dos Consumos de Energia (PREn) que contemplem objetivos mínimos de eficiência energética.
  • Os PREn, quando aprovados, constituem Acordos de Racionalização dos Consumos de Energia (ARCE) celebrados com a DGEG, associando ao seu cumprimento a obtenção de incentivos pelos Operadores dessas instalações.

Aplica-se às empresas de transporte e às empresas com frotas próprias consumidoras intensivas de energia cujo consumo energético durante o ano anterior tenha sido superior a 500 tep e estabelece metas para a redução progressiva dos consumos específicos de energia (Portaria n.º 228/90).

  • Obrigatório para todos os edifícios de comércio e serviços. Incluí medidas de eficiência energética.
  • A implementação das medidas pode levar à elevação da classificação energética do edifício.
  • A ISO 50001 estabelece um referencial para implementação de um Sistema de Gestão de Energia que tem como objetivo a melhoria consistente do desempenho energético da organização. Esta é uma norma internacional e é aplicável a todos os tipos e dimensões de organizações.
  • A ISO 50001 está baseada na “Estrutura comum de sistema de gestão”, pelo que tem um elevado nível de compatibilidade com a ISO 9001 e ISO 14001, permitindo a integração com estes ou outros sistemas de gestão existentes, facilitando a sua implementação e maximizando a sua relação custo benefício. A norma não estabelece quaisquer exigências de desempenho energético, mas disponibiliza um conjunto de requisitos e metodologias de suporte para as organizações definirem as suas metas, melhorando continuamente o seu desempenho.
  • IPMVP Protocolo de mediação e verificação do desempenho energético internacionalmente aceite. Essencial no estabelecimento de contratos de performance energética e permite medir a poupança do consumo de energia de uma forma consistente e transparente.
  • ISO 50015 Desenvolve uma metodologia de medição e verificação semelhante ao IPMVP

Plano de poupança energética

O plano de economia de energia sob medida de alta eficiência é uma oportunidade para aumentar a competitividade e a sustentabilidade do seu setor.

Oferecemos uma solução abrangente e personalizada: analisamos processos, determinamos economia de energia e propomos a solução de engenharia que se adapta ao seu setor. Estamos envolvidos no sucesso do nosso plano de poupança. Investimos em si e propomos compartilhar as poupanças obtidas.

Na fase de análise contactamos consigo, estudamos as faturas de consumo energético e realizamos uma breve visita à indústria para conhecer os processos.

Plano de poupança energética

Com os dados obtidos na primeira fase, a nossa equipa de engenheiros propõe uma série de medidas de racionalização energética a aplicar nos processos industriais, calculando a poupança obtida.

Propõe-se ao cliente um contrato preliminar de serviços energéticos, que permite às partes trabalhar sob os parâmetros de confidencialidade e exclusividade. Este contrato define as bases do modelo de negócio, permitindo avançarmos para as fases seguintes, estudo final de engenharia e contrato de performance energética ou venda de energia que define o nível esperado de poupanças obtidas e o investimento a realizar pela BIOHOT ENERGIA.

Com a materialização da fase três, o nosso cliente tem à sua disposição e sem custo adicional os serviços de engenharia, inovação e desenvolvimento da BIOHOT ENERGIA para otimizar os processos produtivos da sua indústria. Esta é a fase do estudo energético de detalhe e projeto de implantação do sistema de recuperação de energia.

VENDA DE ENERGIA

Define e regula as condições, sobre as quais, a BIOHOT ENERGIA vai realizar a implantação de um sistema de otimização dos processos produtivos e recuperação energética e o nível esperado de recuperação energética/poupança.